Santo Aleixo

PORTAL DA BAJOUCA
Sto. Aleixo é o padroeiro da freguesia da Bajouca e contam-se várias lendas à volta deste Santo que viveu em Itália na Idade Média.
Perto de Monte Redondo existe um lugar chamado Santo Aleixo onde haveria uma ermida (capela pequena) a este Santo. Esta ficava na rota dos monges de Alcobaça e era aqui que passavam no caminho para outros mosteiros da região.
Um dia, com medo que os mouros roubassem a imagem do santo, esconderam-na na toca de um sobreiro e, segundo o que dizem, apareceu depois numa pequena ermida onde hoje se situa a igreja da Bajouca. Voltaram a trazer a imagem para Santo Aleixo e novamente apareceu na ermida da Bajouca.
Durante muitos anos, os habitantes de Santo Aleixo diziam que o povo da Bajouca lhes roubara o santo. Hoje existe em Santo Aleixo um pequeno nicho onde se pode ler "Santo Aleixo Monte Redondo Leiria". A Freguesia da Bajouca foi criada sob a designação de: Freguesia de Santo Aleixo da Bajouca. A festa deste Santo realiza-se todos os anos por volta do dia 15 de Agosto.
 

Agenda de Eventos

Bajouca na Rede