Folha da Paróquia

Publicado por Paróquia | domingo, 9 de Abril de 2017

PORTAL DA BAJOUCA

BAJOUCA 09/ABRIL/2017

ANO 2 Nº 26 tf: 244684347 email pdavide@sapo.pt tm 961641627

DOMINGO DE RAMOS

 A liturgia deste último domingo da Quaresma convida-nos a contemplar esse Deus que, por amor, desceu ao nosso encontro, partilhou a nossa humanidade, fez-Se servo dos homens, deixou-Se matar para que o egoísmo e o pecado fossem vencidos. A cruz (que a liturgia deste domingo coloca no horizonte próximo de Jesus) apresenta-nos a lição suprema, o último passo desse caminho de vida nova que, em Jesus, Deus nos propõe: a doação da vida por amor. 

A primeira leitura apresenta-nos um profeta anónimo, chamado por Deus a testemunhar no meio das nações a Palavra da salvação. Apesar do sofrimento e da perseguição, o profeta confiou em Deus e concretizou, com teimosa fidelidade, os projetos de Deus. 

Os primeiros cristãos viram neste "servo" a figura de Jesus. A segunda leitura apresenta-nos o exemplo de Cristo. Ele prescindiu do orgulho e da arrogância, para escolher a obediência ao Pai e o serviço aos homens, até ao dom da vida. É esse mesmo caminho de vida que a Palavra de Deus nos propõe. 

O Evangelho convida-nos a contemplar a paixão e morte de Jesus: é o momento supremo de uma vida feita dom e serviço, a fim de libertar os homens de tudo aquilo que gera egoísmo e escravidão. Na cruz, revela-se o amor de Deus - esse amor que não guarda nada para si, mas que se faz dom total. (Dehon.) 

Visita pascal: vai ser feita pelo pároco, e várias equipas, no sábado a seguir à PÁSCOA (dia 22/abril), a partir das 15h00. 

SEMANA de 10 a 16 de ABRIL DE 2017 

terça-feira: Missa às 20h30 

+ Luís Manuel Soares Pedrosa int. Irmandade (M. Engenho) 

-confissões: centro social da Bajouca; 15h00; 

quarta-feira: Missa às 20h30; Retiro popular a seguir; 

+Manuel Joaquim do Moinho e esposa int. filho e nora (Bouça de Cá) 

+Agostinho Pedrosa Cabecinhas, esposa filhos e neto int. nora Laura (Bj. Cima) 

+ José Maria Pedrosa Domingues, esposa,filhos int. filho Armindo ( Marinha do Engenho) 

+ Preciosa Carreira Pedrosa e marido int. filhos ( Gaspara) 

+ Augusto Francisco Jerónimo esposa e familiares int. filho Joaquim (Andrezes) 

quinta-feira: SANTA MEMORIAL DA CEIA DO SENHOR; 

DIA DA INSTITUIÇÃO DA EUCARISTIA E DO SACERDÓCIO. Missa às 20h30 (P. Melq.) *ritual lava-pés 

O ofertório da missa deste dia é para os pobres (será entregue à Conferência S Vicente Paulo). .................................................. sexta-feira: SANTA (Dia de jejum.) -CELEBRAÇÃO DA PAIXÃO DO SENHOR, ÀS 18H30 (igreja) Leitura da Paixão, Veneração da Cruz de Cristo, Comunhão.

 O ofertório da celebração é para os lugares santos onde Jesus nasceu e viveu (para a pastoral da igreja nesses lugares). 

 SÁBADO :Santo: Solene Vigília Pascal, às 22h00 -liturgia da luz, liturgia da Palavra, liturgia batismal, liturgia Eucarística 

*envio dos mensageiros da Ressurreição que, no dia 22 de Abril, irão percorrer toda a paróquia, nas tradicionais boas festas e anúncio da Ressurreição de Jesus. 

* no final, Convívio com chá, bolos e fogo de artifício. no adro da igreja. 

DOMINGO de PÁSCOA BAJOUCA: SOLENE CELEBRAÇÃO DA RESSURREIÇÃO: Missa às 9h00 

CARNIDE: Missa às 10h30 

* Cartório: quarta-feira das 17h00 até 18h30. 

Vaticano realça «estagnação» no número de católicos na Europa 

O Vaticano apresentou a edição mais recente do Anuário Estatístico da Igreja, com dados relativos a 2015, que revela um ligeiro crescimento no número de católicos mas fala em "estagnação" relativamente à Europa. O 'Annuarium Statisticum Ecclesiae' 2015 mostra que entre 2014 e 2015 houve um aumento de 13 milhões de batizados. E que os católicos no mundo são cerca de 1285 milhões, ou seja, 17,7 por cento da população mundial. Para esta evolução na contagem de católicos, muito contribuiu o continente africano, onde a Santa Sé destaca uma dinâmica de crescimento, sendo que desde 2010 "registou-se um aumento de 19,4 por cento, de 186 para 222 milhões". Nos restantes continentes, o Vaticano dá conta de um contexto de contração na Europa, em termos de números (286 milhões). Sobre a América e a Ásia, o Anuário Estatístico aponta para um crescimento "importante" no total de católicos (6,7 e 9,1 por cento, respetivamente), mas "completamente em linha com o desenvolvimento demográfico verificado nestes dois continentes". Já a Oceânia regista o mesmo contexto de "estacionariedade" que a Europa, embora num plano "inferior", em termos de "valores absolutos". A publicação da Central de Estatísticas da Igreja (Santa Sé) mostra ainda que mais de metade dos católicos do mundo (55,9 por cento) estão concentrados em apenas 10 países. São eles o Brasil (172,2 milhões), México (110,9), Filipinas (83,6), Estados Unidos da América (72,3), Itália (58,0), França (48,3), Colômbia (45,3), Espanha (43,3), República Democrática do Congo (43,2) e Argentina (40,8). Sobre os dados relativos ao clero, as estatísticas de 2015 mostram um número superior a 266 mil membros, dos quais "5 mil e 304 são bispos, 415 mil e 656 são sacerdotes e 45 mil e 255 são diáconos permanentes". No que toca às vocações, sacerdotais e religiosas, a Europa surge mais uma vez num plano de retração, quando comparada com África e mesmo a Ásia. "Neste particular, se em 2010 os sacerdotes na Europa representavam 46 por cento do total mundial", em 2015 registou-se "uma queda de três pontos percentuais". 

* encontro de formação sobre a exortação "Amoris Laetitia"- A alegria do Amor, que estão a percorrer cada uma das nove paróquias da vigararia de Monte Real;O próximo encontro desta série será no dia 8 de maio, segunda-feira, à noite, na paróquia da Bajouca e irá basear-se no oitavo capítulo da exortação: "Acompanhar, Discernir e Integrar a Fragilidade".

 * Representação de "O Nazareno" - de Frei Hermano da Câmara com músicas interpretadas ao vivo pela orquestra filarmónica de Stº Aleixo e Coro Juvenil da Bajouca. Encenação onde participam cerce de 60 pessoas dos vários grupos e movimentos da paróquia. sexta-feira santa, às 20h00. No salão paroquial

 
 

Agenda de Eventos

Bajouca na Rede