Correio da Amizade - ano 2017

Publicado por Paróquia | quinta-feira, 7 de Dezembro de 2017

PORTAL DA BAJOUCA

Corria o ano de 1981, quando nas 8 freguesias da Vigararia de Monte Real, juntando ainda as freguesias da Ilha e Carnide, se realizou pela primeira vez "O Correio da Amizade".

Esta iniciativa já tinha sido ensaiada dois anos antes na freguesia da Bajouca. No Natal de 1979, numa iniciativa do grupo de jovens de então lançou-se a ideia de partilhar entre todos mensagens de Natal, as mais criativas e originais possíveis.

Estas mensagens foram colocadas em caixas destinadas para o efeito e no dia de Natal num convívio realizado no salão foram distribuídas pelos destinatários.           

Em 1980 a iniciativa voltou a realizar-se, mas desta vez também alargada aos jovens da freguesia da Ilha. Na tarde do dia de Natal lá se juntaram os jovens para receber as suas mensagens, mas no fim ficaram muitas por distribuir e tiveram que ser distribuídas porta a porta. A actividade agradou tanto aos que fizeram de "carteiros" que se resolveu no ano seguinte alterar um pouco o funcionamento.           

Em 1981, depois de definidos os objectivos resolveu-se alargar a iniciativa a todas as freguesias da vigararia de Monte Real, mais as freguesias da Ilha e Carnide. Distribuíram-se as caixas por todas as igrejas e capelas e no primeiro ano distribuíram-se mais de 10 mil mensagens.           

Um dos objectivos iniciais desta iniciativa era fazer chegar mensagens de Paz e de Esperança a pessoas que vivessem sozinhas e também levar mais novos e mais velhos a criar as suas próprias mensagens e postais fugindo da comercialização do Natal. Estamos ainda muito longe da era dos computadores, e criaram-se autênticas maravilhas com mensagens de Natal. Ate hoje com mais ou menos aderência todos os anos se tem realizado esta iniciativa.           

Este ano mais uma vez se vai realizar "O Correio da Amizade", em todas as freguesias da Vigararia de Monte Real, menos a freguesia da Ortigosa, que este ano não vai participar. As caixas para recolher as mensagens já estão colocadas em todas as capelas e igrejas da vigararia onde podem ser colocadas as mensagens até ao dia 17 de dezembro.           

No dia 22 será a distribuição por freguesias que se realizará na Bajouca, a partir das 20h30. Depois os "carteiros" de cada paróquia vão fazer chegar estas mensagens aos seus destinatários até à noite de Natal. Neste caso o código postal só atrapalha. Importante: Nome, rua, lugar da freguesia a que pertence, ainda algum pormenor que ajude a encontrar a pessoa a que se destine a mensagem nem que sejal alguma "alcunha" pela qual a pessoa é conhecida.

 
 

Agenda de Eventos

Bajouca na Rede