EVITE A IDA À URGÊNCIA: Recorra à consulta aberta da UCSP Norte

Publicado por Junta de Freguesia | quarta-feira, 21 de Junho de 2017

PORTAL DA BAJOUCA
 Sempre com o objectivo de prestar um melhor serviço e promover a facilidade de acesso às populações abrangidas por esta UCSP, foi criado no pretérito ano de 2016 a Consulta de intersubstituição, que pretendeu colmatar a lacuna e permitir o acesso dos utentes em contexto de situações agudas que por vezes não eram passiveis de ser solvidas no próprio dia. 

 Preferencialmente, o utente deve recorrer à Consulta de Agudos do próprio Médico de Família (em horário pré-estabelecido e afixado), sendo a Consulta de Intersubstituição um recurso para os utentes cujo Médico de Família esgotou a sua capacidade de resposta ou se encontra ausente.

 A Consulta de Intersubstituição da UCSP Norte realiza-se de 2º a 6ºfeira, das 17h às 20h na sede, em Monte Redondo. Trata-se de uma consulta marcada no próprio dia, presencialmente e por iniciativa do utente, entre as 17h e as 19:45, sendo que a última consulta será inscrita impreterivelmente às 19h45, não podendo ser atendido/inscrito mais nenhum utente após esta hora.

 A marcação dá-se presencialmente e por iniciativa do utente, no secretariado da sede da UCSP Norte, em Monte Redondo, no horário atrás descrito, e é efetuada em duas fases:

 - A Administrativa marca o utente na agenda do Enfermeiro escalado, por ordem de chegada.
 
 - Por ordem do Enfermeiro, a Administrativa marca o utente na agenda do Médico escalado, se assim se justificar.

 De forma a otimizar a capacidade de resposta da equipa a situações agudas, os pedidos de Consulta de Intersubstituição serão atendidos inicialmente Enfermeiro escalado.

 Da consulta de enfermagem poderá resultar: a resolução do problema de saúde do utente, a marcação de Consulta de Intersubstituição para o Médico escalado ou a orientação do utente para a consulta programada do próprio Médico de Família. 

 Devido à grande frequência de utentes que recorrem à consulta com critérios que não se enquadram no funcionamento da mesma, decidimos publicitar o mesmo de forma a permitir o acesso aos utentes que verdadeiramente necessitam destas consultas.

 Consulta de Intersubstituição: consulta médica marcada por iniciativa do utente, no próprio dia, motivada por uma situação aguda, quando a capacidade de resposta do seu Médico de Família se esgotou.

 Situação aguda: episódio de doença de surgimento recente ou agudização de doença crónica.

Atendendo ao carácter abrangente do termo, em termos genéricos considera-se como situações agudas e, portanto, critérios de acesso a esta consulta, os seguintes:

 - Pessoas que referiram o aparecimento de sintoma súbito/agudo, que surgiu nos últimos 3 dias (febre, tosse, vómitos, diarreia, dores de cabeça, dores musculares, dores nos ossos, dores de garganta, dores de ouvidos, dor lombar, queixas urinárias, ginecológicas, etc.);

 - Falta de ar, palpitações e tensão arterial elevada;

 - Pessoas que referem agravamento de um dos seus problemas antigos e que necessitam de ajuda médica para alívio das queixas;

 - Traumatismos a necessitarem de suturas e feridas com hemorragia controlada;

 - Necessidade de contracepção, que não possa ser adiada para o dia seguinte e risco de gravidez.

 De forma idêntica entende-se não se enquadrarem nos critérios de acesso a esta consulta as seguintes situações:

 - Vir mostrar exames de qualquer espécie, anão ser que em simultâneo o doente se enquadre numa das situações definidas no parágrafo anterior;

 - Pedido de atestados ou declarações de qualquer espécie, mesmo que o utente evoque grande urgência;

 - Pedido de exames solicitados por outros médicos.

 Este regulamento está afixado na UCSP e é parte integrante das regras de funcionamento da mesma, com o propósito de prestar cada vez melhores cuidados.
 

 
 
 

Agenda de Eventos

Bajouca na Rede