F.N.A .- Jornadas 2011

Publicado por Escuteiros | quinta-feira, 27 de Outubro de 2011

PORTAL DA BAJOUCA

Decorreram no dia 22 de Outubro 2011, no Seminário de Santa Joana Princesa, em Aveiro, as Jornadas 2011 da Fraternidade de Nuno Alvares ( F.N.A. ), nas quais participou também o Núcleo da Bajouca.

Estiveram presentes representantes da maior parte dos Núcleos do país, sob o tema: "Escutismo Adulto - Ano da Afirmação".

As Jornadas tiveram inicio cerca das 10h com a recepção aos cerca de 250 participantes, de seguida a Direcção Nacional da F.N.A. através do seu presidente Jorge Caria, apresentar um trabalho sobre aquilo que a Fraternidade tem vindo a fazer no bem comum, assim como o papel que o Escuteiro Adulto deve ter na sociedade em que está inserido.

Na parte de tarde, os participantes foram divididos por vários painéis a fim de debaterem os temas: "mística e vida escutista", "cidadania e serviço voluntário", "ambiente, natureza e ecologia" e "animação da fé", terminando cerca das 17:30h com as conclusões dos trabalhos.

Algumas das conclusões;

- Pretende-se que os associados passem a falar "a uma só voz" sobre a natureza e objetivos da instituição;

- A perda de alguns valores pelo simples facto de apenas admitir elementos que um dia foram escuteiros", ficando em aberto a possibilidade de abertura da instituição a pessoas que não passaram formalmente pelo Corpo Nacional de Escutas, um assunto "polémico".

- A possibilidade de a colaboração da FNA em iniciativas de solidariedade, como campanhas do Banco Alimentar Contra a Fome e parcerias com Santas Casas de Misericórdia, serem preparadas a nível central.

Estiveram ainda presentes no encerramento das Jornadas o Chefe Nacional Adjunto do CNE - António Theriaga e a Sra. Mida Rodrigues do Comité Mundial da ISGF (International Scout and Guide Fellowship), seguindo-se a Eucaristia presidida pelo Bispo de Aveiro D. António Francisco Santos.




NÚCLEO DA BAJOUCA




MAIS ALGUNS MEMBROS E AMIGOS!


 
 

Agenda de Eventos

Bajouca na Rede