Apresentação

PORTAL DA BAJOUCA

ASSOCIAÇÃO BAJOUQUENSE PARA O DESENVOLVIMENTO


Este foi o nome eleito por um grupo de pessoas da freguesia da Bajouca, que tinham como principal objectivo, preservar o ambiente e promover o desenvolvimento económico, cultural e social da região.

Foi a 28 de Abril de 1992 que assinaram a acta de constituição de associação; Foi assim que se deram os primeiros passos de uma longa caminhada que promete ser seguida por futuras gerações. No inicio da actividade da associação, o que existia como património eram apenas, o nome e a boa vontade daqueles que, de corpo e alma, se empenharam em criar condições logísticas para promover as actividades a que esta associação se propunha.

No decorrer desta apresentação, vamos procurar dar informações mais detalhadas sobre cada uma das três áreas principais de actuação.


NA ÁREA DO AMBIENTE E LAZER (de mãos dadas com a natureza)

Tem sido uma preocupação constante desta associação, a conservação o Parque Natural do Pisão onde estão inseridos: um parque de lazer, um moinho movido a água corrente do ribeiro, e as ruínas de um forno de cal. Foi pouco depois da fundação da associação que, ocorreu uma vaga de incêndios na zona do Pisão, que punha em causa a densa floresta composta por algumas árvores centenárias, que ainda hoje ali permanecem. Nessa altura a direcção da A.BA.D, deliberou formalizar um pedido aos proprietários daquela floresta, para que autorizassem a associação a proceder à limpeza do mato e silvas, de modo a evitar a destruição da dita floresta; Os proprietários autorizaram, e enquanto se procedia aos trabalhos de limpeza foram encontradas as ruínas de um forno de cal, que outrora teria sido utilizado na transformação da pedra ali existente em cal, que se destinava á construção. Foram também encontradas as ruínas de dois moinhos antigos, que também ali laboraram, um dos quais foi restaurado e actualmente pode ser visitado em pleno funcionamento.

O Parque Natural do Pisão, é sem dúvida, um espaço de rara beleza da região, que proporciona a qualquer pessoa ou grupo, um agradável passeio por entre as muitas árvores e arbustos de várias espécies! É considerado por muitos o cartão-de-visita da Bajouca.


ÁREA DA ECONOMIA

Esta tem sido uma área com objectivos bem definidos: Promover a actividade económica da nossa região. Nesta destacamos a Olaria, indústria tradicional da Bajouca. Neste âmbito a realização da FEIRIARTE, feira de actividades económicas, que decorre anualmente no terceiro fim-de-semana do mês de Julho, é a grande oportunidade para todas a actividade comercial e industrial se dar a conhecer, mostrando o espírito empreendedor desta pequena comunidade.

 

 

ÁREA CULTURAL E SOCIAL

Sempre foi e continuará a ser, uma das principais bandeiras da associação; O restauro do moinho que actualmente se encontra em laboração, e que é motivo de atracão para quantos por ali passa; a promoção do ensino de música que deu origem à SAMB sociedade artística musical da Bajouca, actualmente autónoma e que já desenvolveu um trabalho digno de apreço, e que tem dado provas de grande talento empenho e dedicação.

O festival de sopas que também já faz parte dos eventos a realizar todos os anos no mês de Fevereiro, bem como a noite de Fados, e o jantar de São Martinho.

É também objectivo desta associação, promover a realização de debates, palestras, acções de formação sempre no sentido de transmitir mais e melhor conhecimento aos cidadãos.

A associação actualmente conta cerca de 150 sócios, muitos amigos e simpatizantes, é sem dúvida motivo de orgulho para todos por tudo quanto se tem feito. Estas são certamente razões de esperança, para juntos continuarmos a dar forma a este projecto que já conta com cerca de 20 anos.

Ainda há muito para fazer!

 

Agenda de Eventos

Bajouca na Rede